Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

33º Dia Diocesano

No dia 26 de Setembro de 2015, o Seminário Diocesano de Beja recebeu todo o clero da diocese, bem como representantes de todas as paróquias da diocese, no 33º Dia Diocesano.

Ficam algumas imagens recolhidas no decorrer no dia:



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

7º Aniversário da chegada a Grândola do Pe. Manuel António


Em 21 de Setembro de 2008, o Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário tomou posse como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Grândola.

Passados sete anos muitos paroquianos juntaram-se para festejar este dia com o seu pároco numa Eucaristia na Igreja Matriz de Grândola, a que se seguiu um momento de convívio no salão paroquial.

Um dos momentos finais da Eucaristia foi a leitura de um texto pela catequista Sónia Reis e uma das dinamizadoras do Movimento Pequeno Almoço, que seguidamente reproduzimos:

Sete anos de profundo amor pelo povo de Grândola

Hoje celebramos o sétimo aniversário sobre a chegada do Padre Manuel António do Rosário, à nossa comunidade.

Já mal conseguimos lembrar como era dantes, e muito menos os meninos do nosso grupo de catequese, mas era certamente diferente. A nossa comunidade não era tão grande, a participação e a integração de todos não era tão forte e a presença de um líder, que deveria impor-se como amigo, cúmplice, confidente e conciliador não existia. Grândola e a sua comunidade cristã mudaram muito desde que chegou, Padre Manuel António. Não temos sido uma comunidade fácil – dos mais miúdos aos mais graúdos - porque somos todos muito diferentes e porque erramos, somos humanos. Mas a sua paciência, a sua ponderação e grande capacidade de levar-nos a participar num projeto de paróquia mais aberta, recetiva, dinâmica e tolerante tem feito a diferença em todos nós. Somos, hoje, pessoas mais adultas na fé e muito se deve a si. Porque vemos em si o Pastor em quem podemos confiar, e que nos desafia a colocar os nossos talentos a render, em prol da comunidade.

O bom Pastor é aquele que escuta, apoia, orienta mas também educa e chama a atenção. O bom Pastor é aquele que não baixa os braços e promove a tolerância e a mudança para um mundo melhor, incentivando as suas ovelhas a não se sentirem sós, desamparadas e fora do rebanho. É aquele que mostra que cada ovelha é importante e incita a que mostremos o nosso valor. O bom Pastor também é aquele que acompanha com amor, cada ovelha que parte, e cuida dela até a sua última morada. No seu rebanho há lugar para todos, quer estejam mais presentes na Comunidade Cristã, quer estejam mais afastados. Cabe-nos a nós saber como nos posicionamos nesse projeto que, ainda muitos frutos pode dar!

Por tudo isto, eu e julgo que toda esta comunidade unimo-nos nesta mensagem de agradecimento. Por tudo. Os grandes homens, tocados por Deus conseguem grandes feitos e, o seu maior feito, na nossa comunidade, na minha opinião,  foi o de ter tocado o coração de cada um de nós, fazendo com que nos sintamos menos imperfeitos e mais especiais.

Esperamos estar à altura da sua confiança, do seu amor e de toda a sua obra. E esperamos poder contar consigo e com o seu apoio, mais perto ou mais longe, por muito, muito tempo.

Sinta o abraço de amizade e de profundo agradecimento de toda esta comunidade!

Obrigado, Padre Manuel António!

Sonia dos Reis (P’lo Movimento Pequeno Almoço)

Grândola, 21 de setembro de 2015