Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Regresso da Imagem à Capela

O dia 27 de Março foi marcado pelo regresso da imagem de Nossa Senhora da Penha à sua capela, na Serra de Grândola.

As actividades inerentes a esse regresso começaram cedo, com a partida de um numeroso grupo de caminheiros pelas 09:00 horas, que a pé percorreram a distância que separa a Igreja Matriz da Capela de Nossa Senhora da Penha.

Pelas 10:00 horas, partiu a procissão automóvel, transportando a imagem de Nossa Senhora da Penha, com a companhia de um grupo de ciclistas.

Pelas 10:30 horas, realizou-se a Eucaristia Dominical na Capela de Nossa Senhora de Penha, a que se seguiu a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, em redor da capela.

A tarde iniciou-se com um leilão das ofertas recebidas, a que se seguiram um almoço partilhado, a recitação do Rosário pelos movimentos da paróquia e um baile com os artistas António Gonçalves e Rosa Maria.


sábado, 26 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Espectáculo musical

Pelas 21:30 horas do dia 26 de Maio, a Praça da República, em Grândola, tornou-se pequena para receber todos quantos quiseram assistir a uma noite de festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

A noite iniciou-se com um espectáculo musical com a participação dos seguintes grupos:
- Grupo "Falta Um"
- Rancho Folclórico da Queimada;
- Rancho Folclórico "5 Estrelas de Abril";
- MorenitaóTuna.

O dia terminou com uma sessão de fogo de artifício a que se seguiu um baile com o acordeonista Mário Neves.


Festas da Penha 2012 - Procissão das Rosas

Pelas 18:00 horas do dia 26 de Maio, realizou-se a Procissão das Rosas, o ponto alto das festas em honra de Nossa Senhora da Penha.

A adesão dos fiéis e de múltiplos organismos comunitários e associativos foi evidente, quer pelo mar de gente que integrava a mesma, quer pelas representações presentes na procissão:

1. Cavaleiros da Associação Equestre D. Jorge de Lencastre;
2. Estandarte de Nossa Senhora da Penha;
3. Estandarte do Apostolado de Oração;
4. Estandarte do Sagrado Coração de Jesus;
5. Andor do Sagrado Coração de Jesus (transportado por fiéis voluntários);
6. Estandarte das Conferências Vicentinas;
7. Estandarte do Movimento da Mensagem de Fátima;
8. Estandarte da MorenitaóTuna;
9. Crianças da catequese;
10. Estandarte da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Grândola;
11. Estandarte do Grupo Coral e Etnográfico COOP;
12. Estandarte do Grupo Coral "Vozes de Grândola";
13. Estandarte do Grupo Folclórico "5 Estrelas de Abril";
14. Estandarte da Santa Casa da Misericórdia;
15. Escuteiros do Agrupamento 670 do CNE;
16. Representantes da Santa Casa da Misericórdia de Olivença;
17. Representantes da Santa Casa da Misericórdia de Grândola;
18. Dr. Carlos Beato, Presidente da Câmara Municipal de Grândola;
19. Andor de Nossa Senhora da Penha (transportado por bombeiros e fiéis voluntários);
20. Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

A procissão terminou às portas da Igreja Matriz, com um empolgado sermão do Diácono José Bravo, seguindo-se a entrada no templo da imagem de Nossa Senhora da Penha acompanhada em despedida pela banca da SMFOG.


Festas da Penha 2012 - Missa solene

Pelas 16:00 horas do dia 26 de Maio, realizou-se na Praça da República, no centro da Vila de Grândola, a missa solene das festividades em honra de Nossa Senhora da Penha.

A Eucaristia celebrada pelo Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário, pároco de Grândola, teve o acompanhamento musical do Coro da Paróquia de Grândola e de músicos da SMFOG.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Visitas da Imagem

Terminando a sua sequência de visitas a diversos locais da freguesia de Grândola, a imagem de Nossa Senhora da Penha visitou, no dia 25 de Maio, o lugar de Canal Caveira, onde foi celebrada missa, e o Bairro do Arneiro.

Deste dia ficam as imagens recolhidas:


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festas da Penha de 2012 - Espectáculo Musical

Pelas 21:00 horas do dia 24 de Maio, o Cine-Granadeiro, em Grândola, foi palco de mais um espectáculo musical inserido nas Festas da Penhas, mais uma vez privilegiou-se a prata da casa, tendo o espectáculo o seguinte programa:

1. Grupo Coral e Etnográfico COOP;
2. Grupo de Viola 1 da Paróquia de Grândola;
3. Trio Maravilha;
4. Grupo de Viola 2 da Paróquia de Grândola;
5. Grupo de Viola 3 da Paróquia de Grândola;
6. Ilda Maria no acordeão.

Desses momentos ficam as imagens:


Festas da Penha 2012 - Visitas da imagem

Prosseguindo as visitas da imagem de Nossa Senhora da Penha aos diversos locais da freguesia de Grândola, hoje 24 de Maio, visitaram-se os lugares de Água Derramada e da Silha do Pascoal.

Desses momentos ficam as imagens:


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Visitas da imagem

A imagem de Nossa Senhora da Penha prossegue as suas visitas a locais da freguesia de Grândola, no dia 23 de Maio, deslocou-se aos seguintes locais:

Aldeia da Justa, Bairro Novo de Cadoços, Cadoços, Bairro da Estação e Aldeia do Futuro

Do dia fica o registo em imagens:


terça-feira, 22 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Visita da imagem

No dia 22 de Maio, a imagem de Nossa Senhora da Penha, voltou a peregrinar pela paróquia, chegando àqueles que por múltiplas razões não podem chegar até ela.

A visita começou com uma procissão da Igreja Matriz até ao edifício da Santa Casa da Misericórdia de Grândola onde após um visita aos quartos dos internados doentes/acamados, se celebrou uma Eucaristia num espaço do edifício, com a presença de muitos dos idosos internados e outros paroquianos que aproveitaram a oportunidade de assistir à Eucaristia.

De seguida a imagem deslocou-se para o lugar de Breijinho d'Água, seguindo para o lugar de Muda, onde foi acolhida por um vasto grupo de habitantes, que após algumas orações e cânticos de homenagem a Nossa Senhora da Penha celebraram a sua presença com um lanche convívio.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Visita da Imagem

Porque Nossa Senhora da Penha é a padroeira do concelho, porque a freguesia de Grândola pela sua dimensão territorial, dificulta muitas vezes a presença da população mais idosa nos actos litúrgicos na Igreja Matriz, a paróquia realiza habitualmente actos religiosos em diversos pontos da freguesia.

Pela devoção que gera nos fiéis da paróquia, torna-se também necessário fazer chegar a imagem de Nossa Senhora da Penha a esses múltiplos locais.

Na tarde do dia 21 de Maio, iniciou-se essas visitas, que irão decorrer toda a semana.

Neste dia a imagem visitou os seguintes locais:
Bairro da Liberdade, Bairro das Amoreiras, Bairro da Tirana, Ameiras de Baixo, Bairro da Paragem Nova, Bairro do Isaías e Aldeia do Pico.

Ficam as imagens possíveis:



domingo, 20 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Espectáculo musical

O programa das Festas de Nossa Senhora da Penha em 2012, previa, para a tarde de 20 de Maio, um espectáculo musical com a presença de vários grupos locais.

No entanto, porque na mesma data se realizava outro espectáculo musical integrado na Feira Sénior "Geração +", a opção óbvia foi inserir o espectáculo musical das Festas da Penha no da Feira Sénior "Geração +".

Do espectáculo deixamos alguns breves momentos.


Festas da Penhas 2012 - Missa dos Jovens

No dia 20 de Maio, a Eucaristia Dominical das 11:30 horas, na Igreja Matriz de Grândola, foi a Missa dos Jovens.

Um acto que apesar da sua periodicidade, desta feita foi enriquecido com a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha, tendo tal facto transmitido um relevo diferente ao acto em si.


sábado, 19 de maio de 2012

Festas da Penha 2012 - Procissão das Velas

O dia 19 de Maio, terminou as celebrações religiosas integradas nas Festas da Penha, com uma Procissão de Velas, em que a imagem de Nossa Senhora da Penha percorreu algumas ruas da vila de Grândola, acompanhada por muitos fiéis.

A noite terminou com um sermão do mais recente sacerdote da Diocese de Beja, o padre Paulo Jorge dos Reis Godinho, de Moura, ordenado presbítero, no passado dia 01 de Maio.

Festas da Penha 2012 - Missa Vespertina

Pelas 18:00 do dia 19 de Maio, celebrou-se na Igreja Matriz a Missa Vespertina, desta feita acompanhada pelo Coro da Paróquia, porquanto se tratava de um momento integrante das Festas da Penha, cuja imagem, presente no acto, atraiu muitos paroquianos a festejar a presença da padroeira do Concelho.

Festas da Penha 2012 - Procissão automóvel Ermida/Igreja Matriz

Pelas 16 horas do dia 19 de Maio, um grande grupo de paroquianos juntou-se na Ermida de Nossa Senhora da Penha, na Serra de Grândola, para acompanhar em procissão a imagem de Nossa Senhora da Penha até à Igreja Matriz de Grândola.

Após um momento de oração a imagem partiu transportada numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Grândola.