Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

40º Cursilho de Cristandade de Mulheres

Realizou-se de 26 a 29 de Abril de 2012, no Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Beja,o 40º Cursilho de Cristandade de Mulheres.
Da Paróquia de Grândola, frequentaram o curso:
  • Maria Julieta Parreira
  • Maria Odete Aleixo
  • Paula Messias
  • Sandra Pereira




Festas do Viso

No dia 29 de Abril de 2012, a Capela do Viso encheu-se de pessoas de muitos pontos do país, celebrava-se a padroeira de uma área, que sofrendo as agruras da desertificação, foi ponto de nascimento e crescimento de muitos paroquianos que partiram para outras paragens à conquista de novos futuros.

Mas a solidariedade vizinha foi evidente até nos momentos religiosos, exemplo disso a presença nas cerimónias religiosas das imagens de N. Sra. da Conceição de Azinheira de Barros e de Santa Bárbara da localidade mineira do Lousal.

Fica o registo gráfico de uma festa que se repetirá em 16 de Junho de 2013.


sábado, 14 de abril de 2012

Concerto de Páscoa

No dia 14 de Abril de 2012, a Igreja Matriz de Grândola, foi palco de mais uma actividade cultural, desta feita um Concerto de Páscoa, com as presenças previstas do Coro da Paróquia de Grândola, do Quarteto Barroco Litoral, da Júlia Coelho e da Morenitaótuna.

Infelizmente a jovem Júlia Coelho, que em 13 de Abril teve um concerto em Grândola, ficou lesionada vocalmente após o mesmo, o que impediu a sua participação no Concerto de Páscoa.

A noite terminou com um lanche de convívio no salão paroquial.

Dos momentos passados ficam as imagens possíveis:


sábado, 7 de abril de 2012

Vigília Pascal

Pelas 22:00 horas do dia, 07 de Abril de 2012, realizou-se na Igreja Matriz de Grândola, a Vigília Pascal.

Vigília Pascal, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são baptizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Via Sacra

Hoje, dia 06 de Abril de 2012, Sexta-Feira Santa, as ruas de Grândola foram palco de uma Via Sacra organizada pela catequese e escuteiros da paróquia. 

A Via Sacra, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Presidida pelo pároco Pe. Manuel António do Rosário, coadjuvado pelo diácono José Manuel Bravo, a Via Sacra partiu,  da Igreja Matriz, pelas 21:00 horas, percorrendo a Rua Luís de Camões, Praça D. Jorge de Lencastre, Rua Jacinto Nunes, Rua de São Sebastião, Avenida António Inácio da Cruz, Rua Dra. Ana Luísa da Cruz Costa, Rua D. Nuno Alvares Pereira, Rua Almeida Garrett e de novo a Praça D. Jorge de Lencastre a a Rua Luís de Camões, terminando na Igreja Matriz.



domingo, 1 de abril de 2012

Domingo de Ramos

A manhã do domingo de Ramos iniciou-se com a benção dos ramos junto à capela de São Sebastião, seguida de procissão para a Igreja Matriz onde se celebrou a Eucaristia.
~