domingo, 9 de setembro de 2012

Simpósio do Clero olha para “o Padre, homem de fé”

“O padre, homem de fé – do mistério ao ministério” foi o tema do VII Simpósio do Clero que decorreu em Fátima, de 4 a 7 de Setembro.

Entre os presentes o pároco de Grândola, Padre Manuel António Guerreiro do Rosário e Diácono em estágio na nossa paróquia, José Manuel Valente Bravo.
Dos muitos assuntos discutidos, este espaço não poderia evidentemente deixar passar em branco este:

"Mudam-se os tempos, mudam-se os paradigmas de evangelização. João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença, deixou esta quinta-feira, 6 de setembro, um desafio aos mais de 400 sacerdotes que participam no sétimo Simpósio do Clero, em Fátima. «O padre não deve ficar unicamente no seu espaço [na comunidade], a falar sempre para os mesmos, mas sentir-se um missionário do continente digital, que é hoje uma enorme terra de missão», disse o cónego, incitando os presbíteros a explorarem mais as ferramentas do mundo virtual.

«É no ciberespaço que hoje moram milhões de destinatários da nossa proposta. E as pessoas que o habitam têm direito a que lhes seja apresentado o Nome que está acima de todos os nomes. As novas tecnologias fizeram-nos imigrar para um território digital, dando vida a uma nova cultura, a um novo modo de ser homem ou ser mulher. Nasceu um novo modo de pensar, uma nova cultural digital. Se não a percebermos e habitarmos, a nossa comunicação fracassa», adiantou João Aguiar."
in Fátima Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário