Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Convívios Fraternos reuniram-se em Fátima

Todos os anos tem lugar o encontro nacional de animação que reúne os jovens do Movimento Convívios Fraternos tanto a nível nacional como internacional. Este foi o 34º a nível nacional. Os primeiros encontros realizavam-se nas dioceses, “de há 17 anos para cá o ponto de encontro é o Santuário de Fátima enquadrado numa peregrinação a Nossa Senhora”, explica o Director Nacional dos Convívios Fraternos, o Pe. António Valente de Matos à Agência ECCLESIA.

“É difícil calcular o número de participantes com exactidão”, de qualquer forma o director nacional assegura participações da Madeira e lamenta a ausência dos “países de imigração”.


Estes são momentos cheios de partilha de experiência e um “elo de união entre pessoas que comungam de um carisma dos Convívios Fraternos”. Simultaneamente “é um estímulo para os jovens se empenharem mais na Igreja”.


Durante cerca de quatro meses, as várias dioceses, com base no tema «Caminhar ao encontro do amor do Pai» “reflectir e trabalhá-lo nas suas realidades”. O objectivo era depois “concretizar todo o trabalho desenvolvido, em Fátima”, esclarece o Pe. António de Matos. O trabalho partilhado “dará o incentivo à continuação do compromisso dos jovens nas suas paróquias”.


O director nacional dá conta da recente realização de um convívio fraterno em Angola e pela primeira vez vai realizar-se “um em Maputo, em Moçambique e na Suiça”.


Os Convívios Fraternos é um movimento de espiritualidade e de acção de jovens católicos que, de acordo com a orientação e directrizes da Igreja, propõe a vivência, testemunho e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, como oportunidade de realização individual, familiar e social.


O movimento Convívios Fraternos corresponde a duas fases distintas, embora complementares: participação num curso - Convívio Fraterno - e caminhada em Igreja, com auxílios especiais, denominado post-convívio. O movimento iniciou o seu trabalho com jovens a 17 de Maio de 1968, em Castelo Branco e a 14 de Dezembro de 1966 com casais. Enquanto movimento juvenil está implantado em todas as dioceses de Portugal excepto nos Açores. A nível de casais encontra-se no Porto e em Setúbal.

Como já noticiámos de 31 de Agosto a 03 de Setembro realizou-se em Beja um encontro dos jovens do Convívio Fraterno da nossa diocese, nesse mesmo encontro foi planeada a participação dos jovens do Convívio Fraterno, da Diocese de Beja, na peregrinação nacional do movimento a Fátima, que decorreu de 08 a 09 de Setembro de 2012.
A paróquia de Grândola esteve presente com vários dos seus participantes no movimento, por essa razão os participantes da diocese na peregrinação pararam em Grândola, na ida e no regresso, para a recolha dos participantes locais.



Sem comentários:

Enviar um comentário