Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Museu de Arte Sacra de Grândola

A exposição "Loci Iacobi - Lugares de Santiago", vinda de Ourense, Espanha, exposta no Museu de Arte Sacra de Grândola desde 05 de Fevereiro de 2011, está de partida, desta feita para Puy-en-Velay, na França.

O Caminho de Santiago foi declarado o Primeiro Itinerário Cultural Europeu pelo Conselho da Europa em 1987 e Património da Humanidade pela UNESCO em 1993; posteriormente, no ano de 2004 foi galardoado com o prémio Príncipe de Astúrias à Concórdia, o que faz que seja uma referência no âmbito Europeu.

O Caminho de Santiago é além disso, um itinerário histórico de dimensões europeias que se estende por quase todo o continente agrupando as suas rotas à medida que se aproxima de Compostela.
 
A regiões europeias representadas no projecto "Loci Iacobi" (Beja, Galiza e Puy-en-Velay) são um claro exemplo de como o Caminho de Santiago se constituíu como uma rota de peregrinação que exerce de nexo de união entre as nações e os povos europeus.
 
Os objectivos do projecto "Loci Iacobi" são:
  • Investigação, promoção e dinamização turística e cultural vinculada ao Caminho de Santiago nos territórios associados ao projecto como itinerário cultural de alto valor histórico;
  • Intercambiar conhecimentos sobre a gestão do Caminho de Santiago;
  • Difundir o Caminho de Santiago como eixo estruturante de carácter cultural das distintas regiões SUDOE.
A exposição "Loci Iacobi - Lugares de Santiago" tem como Comissário-Geral o Prof. José António Falcão, Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, recentemente  condecorado pelo Rei de Espanha, Juan Carlos I, com a Cruz da Ordem Civil do Rei Afonso X, o Sábio. Esta elevada distinção, atribuída sob a égide do Ministério da Educação e Ciência do país vizinho, destina-se a premiar os méritos contraídos nos campos da educação, ciência, cultura, docência e investigação, em Espanha ou no âmbito internacional.
O Museu de Arte Sacra de Grândola irá de seguida ser preparado para abrir novamente expondo parte do património histórico e artístico da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Grândola.

Sem comentários:

Enviar um comentário